CRM 112.144 - RQE 29.115
Voltar
Ginecomastia (Aumento de Mama Masculina)

Ginecomastia (Aumento de Mama Masculina)

Ginecomastia é a cirurgia plástica que trata o aumento de mamas nos homens

A ginecomastia, aumento de mamas no homem, pode se desenvolver ainda na adolescência

 

Muitos homens podem apresentar aumento das mamas durante a adolescência, causando constrangimentos, baixa autoestima e até distúrbios da imagem. Geralmente, ao entrar na face adulta, a mama masculina retorna ao volume original. Porém, alguns pacientes persistem com a Ginecomastia mesmo que não apresentem qualquer distúrbio hormonal.

Outra causa para o surgimento de Ginecomastia é o uso de esteroides anabolizantes. Mesmo após a interrupção do uso dos hormônios, a mama pode continuar com o volume aumentado.

Estima-se que um terço da população masculina tenha o problema ao longo de sua vida e precisarão de ajuda médica para saná-lo, pois o aumento e a flacidez das mamas não estão relacionado apenas com o depósito de tecido adiposo (gordura), mas também com o excesso de parênquima mamário (glândulas).

Para que você possa entender melhor, preparamos uma seleção exclusiva de dicas com detalhes sobre a ginecomastia ou aumento das glândulas mamárias que assemelham os peitos masculinos aos seios femininos.

O QUE É A GINECOMASTIA

A ginecomastia é uma condição benigna caracterizada pelo depósito de gordura e pela proliferação de tecido mamário, resultando no aumento da mama de homens.  Recém-nascidos também podem apresentar aumento das mamas devido ao efeito do hormônio estrógeno materno, porém esta condição é passageira e não é considerada Ginecomastia verdadeira. Na adolescência, os primeiros sinais de Ginecomastia podem ocorrer entre 13 e 14 anos, quando ocorrem alterações hormonais A maioria dos homens apresenta regressão do volume mamário conforme saem da adolescência e passam à fase adulta.

Homens obesos podem apresentar Ginecomastia e Pseudoginecomastia.

Na pseudoginecomastia, há aumento apenas do tecido adiposo (gordura) sem aumento real da glândula mamária.

CAUSAS

As causas do desenvolvimento mamário masculino podem ter relação com problemas hormonais, patológicos, medicamentos e uso de esteroides anabolizantes. Entre as causas patológicas existem a cirrose hepática, disfunções da tireoide (hipertireoidismo), a Síndrome de Klinefelter e insuficiência renal crônica.

Os hormônios femininos (estrógenos) estimulam o aumento da glândula mamária, enquanto os hormônios masculinos (andrógenos) inibem o crescimento da mesma glândula. Um desbalanço entre estes dois tipos de hormônios durante a adolescência é a principal causa de Ginecomastia.

FINALIDADE DA CIRURGIA PLÁSTICA DE GINECOMASTIA

A cirurgia plástica para o tratamento da ginecomastia ou redução das glândulas mamárias masculinas tem a finalidade de eliminar o excesso do tecido mamário e gorduroso que causam o aumento de mama masculina. Quando necessário, também, é indicada para remover o excesso de pele e tratar a flacidez das mamas em homens que apresentam ginecomastia avançada. A cirurgia de ginecomastia devolve a auto-estima e harmonização corporal, com aspecto natural.

TIPOS DE GINECOMASTIA

A ginecomastia ou aumento do volume mamário masculino apresenta diferentes graus, conforme o volume de tecido mamário e a presença de flacidez.

Nos graus mais leves, há apenas aumento discreto da glândula mamária e a mama masculina não apresenta flacidez.

Nos casos mais avançados, há grande aumento de volume mamário e excesso de flacidez. Nestes casos, além de reduzir o volume da glândula, é necessário remover o excesso de pele e reposicionar a aréola.

QUEM PODE FAZER A CIRURGIA DE GINECOMASTIA

O procedimento de redução das glândulas mamárias ou tratamento de ginecomastia pode ser realizado por homens de diferentes idades, que buscam eliminar o excesso de volume na região do peito. A cirurgia de ginecomastia pode ser combinada com outros procedimentos como lipoaspiração corporal e lipoenxertia (enxerto de gordura) no músculo peitoral maior para melhor definição.

A Pseudoginecomastia (excesso de gordura sem excesso de glândula mamária) pode ser tratada por lipoaspiração da região peitoral.

CONHEÇA O PERFIL DE QUEM PROCURA A CIRURGIA PLÁSTICA DE GINECOMASTIA

A cirurgia de redução das glândulas mamárias masculinas ou ginecomastia é procurada por homens das mais variadas idades e que persistem com aumento mamário após a adolescência, uso de medicações e anabolizantes ou após perda de peso.

CONHEÇA COMO É FEITA A CIRURGIA PLÁSTICA DE GINECOMASTIA

A cirurgia de ginecomastia ou redução de volume mamário masculino deve ser realizada em centro cirúrgico e com cirurgiões plásticos ou mastologistas para total segurança dos pacientes que buscam melhorar sua aparência corporal e tratar o distúrbio.

Para a realização de redução do volume mamário masculino ou ginecomastia, o cirurgião plástico poderá usar anestesia local com sedação ou anestesia geral. Nos casos com aumento pequeno e moderado da mama, é feita uma incisão em formato meia lua na margem inferior da aréola para a remoção do excesso de tecido mamário e adiposo. Além disso, pode ser feita uma incisão mínima na prega axilar (axila) para a lipoaspiração do tórax para uniformização do contorno, proporcionando resultado satisfatório e natural.

Nos casos de ginecomastia com grande volume ou flacidez, poderão ser necessárias cicatrizes adicionais para remover o excesso de pele.

CIRURGIAS ASSOCIADAS À CIRURGIA DE GINECOMASTIA

A ginecomastia ou redução de volume mamário masculino pode ser associada a outras cirurgias plásticas como, por exemplo, lipoaspiração do tecido adiposo (gordura) da região do tórax. Também pode ser realizada a enxertia do tecido adiposo no interior do músculo peitoral para aumento muscular e melhor definição da região do tórax. O paciente pode conversar com o médico sobre suas expectativas e possibilidades de realização de um ou mais procedimentos para melhorar a sua aparência e elevar a autoestima.

PRÉ-OPERATÓRIO

Além da avaliação presencial, o cirurgião plástico solicita alguns exames laboratoriais para certificar-se das condições gerais de saúde do paciente, indica a suspensão de fumo (cigarros e derivados) e, também, poderá pedir a realização de exames específicos. No caso de medicações de uso contínuo, poderá ajustá-las e, ainda, recomendar a suspensão de aspirinas, anti-inflamatórios e medicamentos naturais que são propícios ao aumento de sangramento.

PÓS-OPERATÓRIO

O pós-operatório não requer grandes sacrifícios e pode ser diferente para cada pessoa, levando em conta a resistência e a regeneração individual. Em geral, os pacientes podem sentir desconforto leve, inchaço e as equimoses (manchas arroxeadas) tendem a diminuir entre 7 a 10 dias. Pode haver a necessidade de uso de dreno por poucos dias e malha compressiva por algumas semanas.

É importante ressaltar que os pacientes devem seguir as recomendações do cirurgião plástico sobre a conduta mais adequada de pós-operatório para garantir os melhores resultados de sua cirurgia plástica de redução de glândulas mamárias ou ginecomastia.

CONTRA-INDICAÇÕES PARA A CIRURGIA DE TRATAMENTO DA GINECOMASTIA

É importante dizer que toda cirurgia pode ter contra-indicações, levando-se em conta muitos fatores sobre a saúde, rotina e expectativa dos pacientes. A cirurgia para correção de ginecomastia ou cirurgia de redução de mamas masculinas é contra-indicada para pacientes com doenças crônicas graves não controladas. Também está contra-indicada para pacientes com expectativas além dos resultados possíveis.

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA CIRURGIA DE GINECOMASTIA

Toda cirurgia pode apresentar complicações após a sua realização e não é diferente na ginecomastia ou redução de glândulas mamárias masculinas. Para evitá-las, é muito importante seguir as recomendações (à risca) do cirurgião plástico e garantir um resultado satisfatório.

Entre algumas complicações raras, podem surgir hematomas ou seromas, que são caracterizados pelo acúmulo de sangue ou fluidos sob a pele, que precisarão ser removidos, assim como alteração passageira de coloração da pele. Também podem ocorrer alterações de sensibilidade, cicatrização inestética, infecções, sangramentos, resultados insatisfatórios que podem ser reparados posteriormente.

BENEFÍCIOS

Os benefícios de quem realiza a cirurgia plástica de ginecomastia ou redução do volume mamário masculino são inúmeras e contribuem significativamente para elevar a auto-estima e promover saúde física e mental, além de proporcionar bem estar, jovialidade e liberdade para a realização de determinados movimentos e atividades físicas.

Agora que você sabe tudo sobre a cirurgia plástica de redução de volume mamário masculino ou ginecomastia pode agendar uma consulta e esclarecer outras dúvidas.

ATENDIMENTOS

A Clínica Walter Matsumoto possui unidades na Zona Norte e Sul de São Paulo para atender presencialmente e por teleconsultas todas as regiões e municípios da grande São Paulo. Oferece total infraestrutura para atendimento e acompanhamento de pré e pós-operatório, curativos e pequenas cirurgias. Também, conta com estacionamento e horários de agenda espaçados para garantir segurança e distanciamento de contato entre os pacientes durante a quarentena / pandemia do Covid-19.

CONSULTÓRIOS

Unidade Zona Norte em São Paulo
Rua Conselheiro Saraiva, 207, cj. 606 – Santana, CEP: 02037-020 – Zona Norte, SP.
Contatos: 11-2959-3336 / 11-97496-2085 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

Unidade Zona Sul em São Paulo
Rua Pequetita, 111, cj. 514 – Vila Olímpia, CEP: 04552-060 – Zona Sul, SP.
Contatos: 11-3791-7701 / 11-3791-7702 / 11-95395-333 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves – MTB: 48326

 

 

Ainda tem dúvidas sobre procedimentos ou quer agendar uma Consulta?

Entre em contato conosco por WhatsApp para solicitar um agendamento

Atendimento via Whatsapp

Contato e Localização

Rua Conselheiro Saraiva, 207, Conj. 606
Santana São Paulo SP 02037-020
Google Maps
Waze
Rua Pequetita, 111, Conj 514
Vila Olímpia São Paulo SP 04552-060
Google Maps
Waze