CRM 112.144 - RQE 29.115
Voltar
Lipoenxertia, Microfat e Nanofat

Lipoenxertia, Microfat e Nanofat

Lipoenxertia é técnica usada para modelar e preencher áreas que necessitam de volume

 Homens e mulheres podem realizar a cirurgia de lipoenxertia para modelar o corpo em diferentes regiões e elevar a auto-estima

 

Você já deve ter se olhado no espelho e percebido alguma parte do seu corpo que pode ser melhorada ou ressaltada como, por exemplo, a grossura das pernas, o volume superior do tórax (homens), o tamanho do bumbum ou dos seios (mulheres), assim como o preenchimento de áreas do rosto que perderam sua forma jovial com o passar dos anos.

Para tratar ou eliminar esses incômodos, a lipoenxertia facial e corporal é, hoje, uma necessidade muito comum para homens e mulheres de diferentes idades e perfis. E não está ligada somente ao bem estar físico ou a estética, mas ao contexto geral de sentir-se bem consigo e sobretudo melhorar a autoestima para seguir adiante nos desafios diários.

Entre alguns procedimentos com resultados satisfatórios e a longo prazo temos a lipoenxertia, cirurgia plástica que utiliza a gordura do próprio corpo do paciente para remodelar diferentes áreas com fins estéticos e reparadores, inclusive, para a reposição de estruturas atrofiadas ou aumento dos elementos em variados pontos.

Para que você possa entender melhor, preparamos uma seleção exclusiva de dicas com detalhes sobre a lipoenxertia, que proporciona harmonização corporal e facial por meio do preenchimento com gordura do próprio paciente e a sua finalidade junto com outros procedimentos.

FINALIDADE DA LIPOENXERTIA

A lipoenxertia tem a finalidade de repor ou aumentar o volume e modelar diferentes regiões do corpo – face, queixo, lábios, braços, tórax, seios, bumbum, pernas e região íntima – devolvendo suas curvaturas ou contornos naturais.

A lipoenxertia também corrige assimetria corporal e pode contribuir para os tratamentos de envelhecimento cutâneo. É indicada para cuidar de deformidades adquiridas, como sequelas estéticas de traumatismos. Pode ser usada também para o tratamento de sequelas de doenças congênitas, como Esclerodermia e Síndrome de Romberg.

Além de aumentar o volume de diferentes regiões do corpo, a lipoenxertia tem outro efeito muito importante: melhorar a qualidade da pele. Esse efeito é notado principalmente em peles envelhecidas e que sofreram o efeito da radioterapia. Por esse benefício, pode ser usada também para tratar cicatrizes retraídas ou dolorosas.

QUEM PODE FAZER A LIPOENXERTIA

A lipoenxertia pode ser realizada por homens e mulheres de diferentes idades (jovens, adultos e idosos), saudáveis e sem comorbidades, que buscam melhorar a aparência do corpo, a harmonização de diversas regiões e para tratamentos de deformidades congênitas e doenças. É muito utilizada em conjunto com outros procedimentos para garantir resultados satisfatórios.

CONHEÇA O PERFIL DE QUEM PROCURA A LIPOENXERTIA

A lipoenxertia é procurada por homens e mulheres (jovens, adultos e idosos) que desejem melhorar a harmonização corporal ou facial com o preenchimento da própria gordura.

CONHEÇA AS REGIÕES DO CORPO QUE PODEM RECEBER GORDURA (LIPOENXERTIA)

A lipoenxertia pode ser realizada em diversas regiões do corpo para correção de deformidades adquiridas ou congênitas, por sequelas de doenças e para harmonização facial e corporal.

No corpo, a cirurgia plástica de lipoenxertia pode ser usada para aumentar o volume dos glúteos (bumbum) e ou corrigir as imperfeições das nádegas, para reconstrução mamária ou aumentar o volume e melhorar a aparência dos seios, inclusive em mulheres que possuem próteses de silicone. Também, ajuda a modelar a aparência das coxas e pernas.

No rosto, a cirurgia plástica de lipoenxertia é utilizada nos tratamentos de harmonização facial e pode ser injetada para ajudar na redução das linhas de expressão e rugas, no aumento do volume dos lábios, para atenuar o bigode chinês (área lateral entre a boca e nariz), para aumentar e modelar o tamanho do queixo e para devolver a jovialidade da região malar.

CONHEÇA COMO É FEITA A CIRURGIA DE LIPOENXERTIA

Para total segurança dos pacientes que buscam melhorar a sua aparência, a lipoenxertia deve ser realizada por um Cirurgião Plástico, que é o médico com formação adequada para esse procedimento. Dependendo do porte, a cirurgia pode ser realizada em clínicas ou hospitais-dia (lipoenxertia pequena) ou em hospitais (lipoenxertia de porte médio a grande).

Para a lipoenxertia, o médico cirurgião plástico utiliza anestesia local, peridural, raquianestesia ou anestesia geral. O procedimento utiliza a gordura do próprio paciente, geralmente retirada de regiões que possuem maior concentração ou excesso de gordura como as costas, cintura, abdome, culotes e partes internas das coxas.

A gordura subcutânea localizada (tecido adiposo) é aspirada por meio de cânula – ferramenta que se assemelha com um canudo cirúrgico, que pode variar na técnica, de acordo com o procedimento e região escolhida, para depois ser recolocada em outras áreas com a realização de lipoenxertia. Os resultados são satisfatórios e considerados definitivos.

CICATRIZ

As cicatrizes dessa cirurgia são mínimas (2 a 9 mm) e são posicionadas estrategicamente para ficarem escondidas sob a calcinha, biquíni, sutiã e shorts. A cirurgia pode durar entre 30 minutos a 3 horas, dependendo da região abordada e o paciente tem alta no mesmo dia ou até 24h após o procedimento.

PRÉ-OPERATÓRIO

Além da avaliação presencial, o cirurgião plástico solicita alguns exames laboratoriais para certificar-se das condições gerais de saúde da paciente, indica a suspensão de fumo (cigarros e derivados) e, também, poderá pedir a realização de exames específicos como cardiológicos, radiografia (raio X), entre outros. No caso de medicações de uso contínuo, poderá ajustá-las e, ainda, recomendar a suspensão de aspirinas, anti-inflamatórios e medicamentos naturais que são propícios ao aumento de sangramento.

PÓS-OPERATÓRIO

O pós-operatório não requer grandes sacrifícios e pode ser diferente entre cada pessoa, levando em conta a resistência e regeneração individual. O paciente deverá ficar em repouso por alguns dias conforme orientações do cirurgião plástico.

A rotina normal poderá ser retomada gradualmente de acordo com as indicações do cirurgião plástico. Durante os primeiros dias é normal o aparecimento de equimoses (arroxeados) nas áreas operadas. Como a gordura enxertada (lipoenxertia) é do próprio corpo do paciente, não existe a possibilidade de rejeição.

É importante ressaltar que os pacientes devem seguir as recomendações do cirurgião plástico sobre a melhor conduta de pós-operatório, assim como os cuidados para garantir os melhores resultados de sua lipoenxertia. Adotar alimentação saudável e praticar atividades físicas favorecem o contorno físico conquistado na cirurgia de lipoenxertia.

CIRURGIAS ESTÉTICAS ASSOCIADAS À LIPOENXERTIA

A lipoenxertia pode ser associada com outros procedimentos para proporcionar melhores resultados aos pacientes. Entre alguns estão a lipoaspiração ou cirurgia plástica de redução de gordura localizada em diferentes regiões do corpo, a mamoplastia de aumento (próteses de silicone), a cirurgia íntima (ninfoplastia associada ao enxerto de gordura nos grandes lábios para devolver volume e eliminar a aparência de flacidez local), o lifting facial e a blefaroplastia (rejuvenescimento facial) e Lifting dos braços ou das coxas (eliminar flacidez e excesso de pele) .

CONTRA INDICAÇÕES PARA LIPOENXERTIA

É importante dizer que toda cirurgia pode ter contra-indicações, levando-se em conta muitos fatores sobre a saúde, rotina e expectativa das pacientes.

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA LIPOENXERTIA

Toda cirurgia pode apresentar complicações após a sua realização e não é diferente na lipoenxertia (cirurgia que utiliza a própria gordura para modelar e ou reconstruir outras áreas do corpo). Para evitá-las, é muito importante seguir as recomendações (à risca) do cirurgião plástico e garantir um resultado satisfatório.

Entre algumas complicações, podem surgir hematomas ou seromas, que são caracterizados pelo acúmulo de sangue ou fluidos sob a pele e podem ser aspirados no consultório ou hospital. Também podem ocorrer, raramente, alterações de sensibilidade, cicatrização inestéticas, infecções, sangramentos, resultados insatisfatórios que podem ser reparados posteriormente

BENEFÍCIOS

Os benefícios de quem realiza o procedimento de lipoenxertia são inúmeros. Além de devolver a assimetria de diversas regiões do corpo (rosto, seios, costas, bumbum e pernas), ajuda a elevar a auto-estima, promove saúde física e mental, proporciona bem estar, jovialidade, liberdade para a realização de determinados movimentos e adoção de atividades físicas.

Agora que você sabe tudo sobre lipoenxertia (injeção de gordura do próprio corpo em diferentes regiões – seios, bumbum, rosto e pernas), pode agendar uma consulta e esclarecer outras dúvidas, incluindo a combinação de outros procedimentos para ressaltar ainda mais a sua beleza.  

ATENDIMENTOS

A Clínica Walter Matsumoto possui unidades nas Zonas Norte e Sul de São Paulo para atender presencialmente e por teleconsultas todas as regiões e municípios da grande São Paulo. Oferece total infraestrutura para atendimento e acompanhamento de pré e pós-operatório, curativos e pequenas cirurgias. Também conta com estacionamento e horários de agenda espaçados para garantir segurança e distanciamento de contato entre os pacientes durante a quarentena / pandemia do Covid-19.

CONSULTÓRIOS

Unidade Zona Norte em São Paulo
Rua Conselheiro Saraiva, 207, cj. 606 – Santana, CEP: 02037-020 – Zona Norte, SP.
Contatos: 11-2959-3336 / 11-97496-2085 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

Unidade Zona Sul em São Paulo
Rua Pequetita, 111, cj. 514 – Vila Olímpia, CEP: 04552-060 – Zona Sul, SP.
Contatos: 11-3791-7701 / 11-3791-7702 / 11-95395-333 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves – MTB: 48326

 

Ainda tem dúvidas sobre procedimentos ou quer agendar uma Consulta?

Entre em contato conosco por WhatsApp para solicitar um agendamento

Atendimento via Whatsapp

Contato e Localização

Rua Conselheiro Saraiva, 207, Conj. 606
Santana São Paulo SP 02037-020
Google Maps
Waze
Rua Pequetita, 111, Conj 514
Vila Olímpia São Paulo SP 04552-060
Google Maps
Waze