CRM 112.144 - RQE 29.115
Voltar

Mastopexia

Mastopexia é a cirurgia plástica que levanta os seios

 A flacidez e o excesso de pele nos seios são comuns com o passar dos anos, após amamentação e emagrecimento

 

As mamas representam a feminilidade e dizem muito sobre a personalidade das mulheres. Ter os seios lindos e com aparência jovial é o desejo da maioria das mulheres, especialmente aquelas que já passaram por gestações, emagrecimento e envelhecimento natural do corpo, cujo seios tiveram alterações importantes e significativas, tornando-se flácidos, caídos (condição conhecida como Ptose Mamária) ou assimétricos, causando desconforto e constrangimentos diversos.

Diante destas situações, muitas mulheres podem desencadear problemas de cunho emocional como depressão, baixa autoestima e até distúrbio de imagem, que as faz evitar momentos de lazer como, por exemplo, um final de semana na praia ou o uso de blusas com decotes mais abertos. Nos casos mais crônicos, pode interferir negativamente nas relações amorosas. A solução para estes desconfortos e para eliminar a aparência flácida dos seios é a cirurgia plástica das mamas conhecida como mastopexia, Pexia Mamária, Lifting dos seios ou suspensão dos seios, que ajuda a remodelá-los com reposicionamento do tecido mamário, levantando-os e devolvendo a aparência jovial desejada.

Para que você possa entender melhor sobre este tema, preparamos uma seleção exclusiva de dicas com detalhes para você saber mais sobre mastopexia ou cirurgia plástica que levanta as mamas, devolvendo a sua autoestima.

 

FINALIDADE DA MASTOPEXIA

A mastopexia ou lifting dos seios é a cirurgia plástica que tem a finalidade de levantar as mamas que estão flácidas e caídas (ptose mamária). É a cirurgia plástica dos seios que trata a flacidez, remodela a forma das mamas, reposiciona as aréolas, mantendo o mesmo volume mamário. Quando, além de levantar a mama, a paciente deseja aumentar o seu volume, a mastopexia pode ser combinada com a colocação de implante de silicone mamário.

QUEM PODE FAZER A MASTOPEXIA

A mastopexia ou cirurgia que levanta os seios, também conhecida como cirurgia de pexia mamária, lifting dos seios ou suspensão dos seios, pode ser realizada em mulheres de diferentes idades que apresentam flacidez, queda ou aparência de seios pesados, seios assimétricos (com diferentes tamanhos) e também combinada com a colocação de próteses mamárias. Os resultados são naturais e a mulher recupera a sua autoestima e a vaidade em relação aos seus seios.

CONHEÇA O PERFIL DE QUEM PROCURA A MASTOPEXIA

As pacientes que buscam pela mastopexia são mulheres de diferentes idades e perfis, que apresentam alterações da mama relacionados ao processo do envelhecimento.

Também são mulheres que apresentaram perda de peso acentuada com dieta ou cirurgia bariátrica, amamentaram e também apresentaram problemas de saúde como câncer de mama com a necessidade de retirar um tumor que tornou os seios assimétricos.

Além disso, o mamilo e a aréola também podem assumir uma posição inferior, causando desconfortos e constrangimentos para as mulheres, que buscam na mastopexia o seu reposicionamento e a melhora do formato das mamas.

SAIBA QUANDO A MASTOPEXIA DEVE SER COMBINADA COM A COLOCAÇÃO DE PRÓTESES MAMÁRIAS OU COM A LIPOENXERTIA

A mastopexia é um procedimento de cirurgia plástica para as mamas que pode ser combinado com a colocação de próteses mamárias ou com o enxerto de gordura (lipoenxertia).

Se, além de levantar as mamas, a mulher deseja aumentar o volume e a projeção, um implante de silicone pode ser colocado durante a mastopexia.

Quando o aumento de volume desejado é pequeno, durante a mastopexia, o cirurgião pode realizar o enxerto de gordura (lipoenxertia) no músculo peitoral e no tecido subcutâneo da própria mama. O aumento resultante do enxerto de gordura é mais discreto do que aquele gerado pela prótese de silicone.

MASTOPEXIA X AMAMENTAÇÃO

Os seios são compostos de tecido adiposo (gordura), glândulas e ductos, que são agentes da produção e condução do leite materno. Quando os seios passam por um procedimento cirúrgico, essas estruturas podem sofrer alterações e a capacidade de amamentação pode ser reduzida.

Por esse motivo, para as pacientes que desejam amamentar, é importante que o cirurgião escolha uma técnica de mastopexia que altere o mínimo possível a arquitetura das glândulas e ductos mamários. Deste modo, a chance de a paciente amamentar no futuro é otimizada.

Se a mulher que realizou a mastopexia engravidar após este procedimento, é comum os seios ganharem novamente flacidez após a gestação, perdendo parte do resultado conquistado com a cirurgia de elevação dos seios. Uma nova cirurgia de lifting (elevação) dos seios pode ser realizada 1 ano após o parto, quando o corpo da paciente terá retornado às condições pré-gestacionais.

CONHEÇA OS DIFERENTES TÉCNICAS DE MASTOPEXIA

 

Mastopexia

Trata a flacidez da mama sem modificar o seu volume.

Mastopexia com Lipoenxertia

Além de tratar a flacidez, o enxerto de gordura é utilizado para aumentar, de forma discreta, o volume e a projeção das mamas.

Mastopexia com Prótese de Silicone

Além de tratar a flacidez das mamas, o implante de silicone é utilizado para aumentar o volume e a projeção de forma acentuada.

Cirurgia em 2 tempos

Algumas pacientes apresentam flacidez significativa das mamas e desejam colocar implantes de grande volume. Nem sempre é possível fazer essas duas coisas na mesma cirurgia pois, para tratar a flacidez, é necessário remover o excesso de pele e levantar a mama, o que reduz o espaço disponível para o implante que será colocado. Caso a paciente deseje um volume de prótese de silicone maior do que o possível durante a mastopexia, será necessária a cirurgia em 2 tempos. No primeiro tempo, é realizada a mastopexia. Três meses após a cirurgia, quando a pele do seio já estiver adaptada à nova tensão, será possível colocar o implante de volume grande.

CONHEÇA COMO É FEITA A CIRURGIA PLÁSTICA DOS SEIOS OU MASTOPEXIA

Para total segurança das pacientes, que buscam melhorar a sua aparência, elevar e ou rejuvenescer os seios por meio da mastopexia (com ou sem próteses de silicone), é necessário que realizem o procedimento com um cirurgião plástico especialista e sempre em hospitais. A cirurgia de mastopexia tem duração de 2 a 4 horas e a paciente pode ter alta no mesmo dia ou 24 horas após o procedimento.

Na mastopexia, o cirurgião modela esteticamente a mama, levanta o tecido mamário, remove o excesso de pele e reposiciona a aréola em posição superior. O objetivo da cirurgia não é apenas levantar a mama, mas melhorar o seu formato, tornando-a atraente.

CICATRIZ

Como toda cirurgia, a mastopexia apresenta cicatrizes que, apesar de permanentes, podem ficar discretas com o tempo. Os 3 tipos de cicatrizes mais comuns são:

Cicatriz Periaerolar

A mastopexia periaerolar é realizada apenas ao redor da aréola. Esta técnica está indicada apenas nos casos de pacientes que precisam levantar muito discretamente a mama. Justamente, por proporcionar um levantamento muito pequeno das mamas, é uma técnica de exceção.

Cicatriz Vertical

Nesta técnica, há cicatriz ao redor da aréola e outra cicatriz vertical que vai da aréola ao sulco mamário. Este tipo de cicatriz também é reservado para pacientes que necessitam de uma elevação pequena das mamas.

“T” invertido

A cicatriz em “T” invertido é a modalidade mais utilizada, pois é a única que permite um levantamento acentuado da mama. Para mudar consideravelmente a forma da mama, esta cicatriz também é necessária. Esta cicatriz é posicionada ao redor da aréola, na vertical abaixo da aréola e no sulco mamário.

PRÉ-OPERATÓRIO

Além da avaliação presencial, o cirurgião plástico solicitará alguns exames laboratoriais para certificar-se das condições gerais de saúde da paciente, indicará a suspensão de fumo (cigarros e derivados) e poderá pedir a realização de exames específicos como cardiológicos, entre outros. A paciente deverá fazer exames de imagem das mamas, como ultra-som, mamografia ou ressonância magnética. No caso das medicações de uso contínuo, poderá ajustá-las e, ainda, recomendar a suspensão de aspirinas, anti-inflamatórios e medicamentos naturais que são propícios ao aumento de sangramento.

PÓS-OPERATÓRIO

O pós-operatório não requer grandes sacrifícios e pode ser diferente para cada paciente, levando em conta a resistência e regeneração de cada uma. Em geral, a paciente sentirá desconforto leve, inchaço e precisará de repouso por alguns dias. O cirurgião plástico indicará a conduta mais adequada a seguir para atingir os melhores resultados.

A rotina normal poderá ser retomada gradualmente de acordo com as indicações do cirurgião plástico. Durante os primeiros dias, é normal o aparecimento de equimoses (manchas arroxeadas) nas mamas. Será necessário o uso de sutiã cirúrgico, top de ginástica ou sutiã sem bojo no primeiro mês de pós-operatório.

CONTRA-INDICAÇÕES PARA A MASTOPEXIA

É importante dizer que toda cirurgia pode ter contra-indicações, levando-se em conta muitos fatores sobre a saúde, rotina e expectativa das pacientes. Na mastopexia, o médico vai avaliar o histórico da paciente, como, por exemplo, a presença de doenças crônicas, presença de doenças autoimunes, má cicatrização de feridas, possibilidade de desenvolvimento de queloides (cicatriz elevada) e distúrbios de coagulação do sangue.

Com o avanço dos protocolos de tratamento de doenças crônicas, como Hipertensão e Diabetes, e das técnicas de Anestesia, mesmo pacientes portadoras dessas doenças podem fazer essa cirurgia, desde que adequadamente controladas.

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA MASTOPEXIA

Toda cirurgia pode apresentar complicações após a sua realização e não é diferente na mastopexia ou cirurgia de elevação dos seios, também conhecida como lifting dos seios. Para evitá-las, é muito importante seguir as recomendações (à risca) do cirurgião plástico e garantir um resultado satisfatório.

Entre algumas complicações raras, podem surgir hematomas ou seromas, que são caracterizados pelo acúmulo de sangue ou fluidos sob a pele, que precisarão ser removidos. Também podem ocorrer alterações de sensibilidade, cicatrização inestética, infecções, sangramentos, resultados insatisfatórios que podem ser reparados posteriormente.

BENEFÍCIOS

A mastopexia ou lifting dos seios (com ou sem próteses de silicone) favorece a estética e a saúde da mulher. Permite melhor qualidade de vida, eleva a auto-estima e sexualidade feminina com aspecto natural.  O resultado poderá se manter por longo período desde que os cuidados devidos sejam tomados.

Agora que você sabe tudo sobre mastopexia ou cirurgia de elevação dos seios (com ou sem próteses de silicone), pode agendar uma consulta e esclarecer outras dúvidas, incluindo a combinação de outros procedimentos para ressaltar ainda mais a sua beleza e contornos corporais.  

ATENDIMENTOS

A Clínica Walter Matsumoto possui unidades na Zona Norte e Sul de São Paulo para atender presencialmente e por teleconsultas todas as regiões e municípios da grande São Paulo. Oferece total infraestrutura para atendimento e acompanhamento de pré e pós-operatório, curativos e pequenas cirurgias. Também conta com estacionamento e horários de agenda espaçados para garantir segurança e distanciamento de contato entre os pacientes durante a quarentena / pandemia do Covid-19.

 ATENDIMENTOS

A Clínica Walter Matsumoto possui unidades na Zona Norte e Sul de São Paulo para atender presencialmente e por teleconsultas todas as regiões e municípios da grande São Paulo. Oferece total infraestrutura para atendimento e acompanhamento de pré e pós-operatório, curativos e pequenas cirurgias. Também conta com estacionamento e horários de agenda espaçados para garantir segurança e distanciamento de contato entre os pacientes durante a quarentena / pandemia do Covid-19.

CONSULTÓRIOS

Unidade Zona Norte em São Paulo
Rua Conselheiro Saraiva, 207, cj. 606 – Santana, CEP: 02037-020 – Zona Norte, SP.
Contatos: 11-2959-3336 / 11-97496-2085 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

Unidade Zona Sul em São Paulo
Rua Pequetita, 111, cj. 514 – Vila Olímpia, CEP: 04552-060 – Zona Sul, SP.
Contatos: 11-3791-7701 / 11-3791-7702 / 11-95395-333 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves – MTB: 48326

Ainda tem dúvidas sobre procedimentos ou quer agendar uma Consulta?

Entre em contato conosco por WhatsApp para solicitar um agendamento

Atendimento via Whatsapp

Contato e Localização

Rua Conselheiro Saraiva, 207, Conj. 606
Santana São Paulo SP 02037-020
Google Maps
Waze
Rua Pequetita, 111, Conj 514
Vila Olímpia São Paulo SP 04552-060
Google Maps
Waze