CRM 112.144 - RQE 29.115
Voltar
Otoplastia

Otoplastia

Otoplastia é a cirurgia plástica corretiva de orelhas de abano

 A cirurgia corretiva de otoplastia pode ser feita a partir dos 6 anos de idade e

devolve a autoestima e bem estar ao paciente


Orelhas grandes, abertas, de abano ou assimétricas são alguns dos nomes dados para as deformidades nas orelhas e estão relacionadas a um dos maiores incômodos para pessoas de diferentes idades. Na infância, as orelhas fora de padrão ou de abano, podem ser símbolos para a prática de bullying na escola e desencadear baixa auto-estima na criança. Na fase adulta, as mulheres conseguem disfarçar com os cabelos e os homens com o uso de bonés, mas, dependendo do tamanho ou estrutura, as orelhas ainda ficam em evidência e são motivos de sofrimento.

As principais causas de alterações na forma e no tamanho das orelhas estão associadas à genética, acometendo entre 2 e 5% da população. A correção para o problema é simples, com otoplastia – cirurgia plástica que corrige as deformidades da orelha, alterando o seu formato e até o seu tamanho. A otoplastia pode ser feita a partir dos 6 anos de idade, período em que as orelhas já estão próximas do tamanho adulto.

Para que você possa entender melhor o que é a cirurgia de orelha de abano ou otoplastia, preparamos uma seleção exclusiva de dicas com detalhes sobre este procedimento para esclarecer as principais dúvidas a respeito dela.

CONSTITUIÇÃO DA ORELHA

As orelhas são formadas por cartilagens, uma fina camada de tecido subcutâneo (gordura) e pele. Além de conduzir o som para o sistema auditivo, as orelhas possuem função estética importante. A posição e o formato das cartilagens determinam se a orelha será proeminente (abanada) ou não.

As orelhas crescem mais rápido do que o resto do corpo, de modo que, em crianças de 10 anos, já podem ter atingido o tamanho adulto. Só então será possível definir se as orelhas apresentam tamanho acima do normal (condição conhecida como Macrotia). A Macrotia é uma condição rara e existem técnicas de otoplastia para reduzir esse tamanho aumentado.

O oposto também ocorre: a orelha pode ser menor do que o normal (Microtia) ou apresentar um aspecto fechado (Orelhas Constritas). Também é possível tratar essas duas condições com técnicas de otoplastia.

FINALIDADE DA OTOPLASTIA OU CIRURGIA DE ORELHA DE ABANO

A otoplastia ou cirurgia de orelha de abano tem como objetivos melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. Devolve a autoestima e bem estar ao paciente, tornando-o mais confiante de si e de sua aparência com as orelhas em harmonia com a face.

QUEM PODE FAZER CIRURGIA PLÁSTICA DE ORELHA DE ABANO OU OTOPLASTIA

A otoplastia é uma cirurgia plástica para mudar as aparências das orelhas do paciente, que pode ter fundo estético ou reparador e pode ser realizada ainda na infância, a partir dos seis anos de idade, quando boa parte das crianças já está preparada para realizar o procedimento.  Jovens e adultos também podem fazer a cirurgia de correção de orelhas de abano.

Desde a primeira consulta, o cirurgião plástico avalia as possibilidades e indica ao paciente o que pode ou não ser realizado em sua orelha, além de indicar o melhor momento para se fazer a cirurgia plástica, levando em conta a particularidade de cada paciente, bem como suas condições de saúde em geral.

CONHEÇA O PERFIL DE QUEM PROCURA A CIRURGIA PLÁSTICA DE OTOPLASTIA

A otoplastia é procurada por homens e mulheres que desejam melhorar a aparência de suas orelhas, seja pelo fato de serem proeminentes ou com o tamanho acima ou abaixo do usual. Pais com crianças que apresentam características de orelha de abano desde o nascimento, podem buscar a cirurgia a partir dos seis anos de idade, período em que as crianças começam a se tornar física e psicologicamente preparadas para a realizar a cirurgia. Mas é importante ficar claro que a cirurgia só será realizada caso seja um desejo da criança.

CONHEÇA COMO É FEITA A CIRURGIA DE OTOPLASTIA OU CORREÇÃO DE ORELHA DE ABANO

A cirurgia de correção de orelha de abano ou otoplastia é considerada de baixa complexidade e tem duração média entre 60 a 90 minutos. Para o procedimento, o cirurgião plástico pode usar sedação com anestesia local ou anestesia geral quando realizada em crianças (a partir de seis anos).

Para a realização de otoplastia ou correção de orelhas de abano, o médico cirurgião plástico realiza uma incisão atrás da orelha, que segue a dobra natural da pele. Pela parte posterior da orelha, o cirurgião molda a cartilagem através de incisões, raspagem ou pontos, corrigindo o aspecto proeminente (abanado).

O paciente pode receber alta poucas horas após o procedimento de otoplastia e geralmente irá para casa com um curativo em forma de capacete que será usado por alguns dias de acordo com as recomendações do cirurgião plástico. Após este período, o curativo será retirado e paciente será orientado a utilizar uma faixa elástica sobre as orelhas durante algumas semanas ou menos, de acordo com os resultados obtidos na cirurgia plástica de correção de orelha de abano.

CICATRIZ

Na cirurgia de otoplastia ou correção de orelha de abano as cicatrizes são previamente calculadas para causarem menor impacto estético e são posicionadas na parte de trás da orelha, tornando-se discretas.

Caso seja necessário reduzir o tamanho real das orelhas, poderá ser necessária cicatriz na parte da frente das mesmas, embora esta situação seja infrequente.

PRÉ-OPERATÓRIO

Além da avaliação presencial, o cirurgião plástico poderá solicitar alguns exames laboratoriais para certificar-se das condições gerais de saúde da paciente, indicará a suspensão de fumo (cigarros e derivados) e também poderá pedir a realização de exames específicos. No caso de medicações de uso contínuo, poderá ajustá-las e, ainda, recomendar a suspensão de aspirinas, anti-inflamatórios e medicamentos naturais que são propícios ao aumento de sangramento.

PÓS-OPERATÓRIO

O pós-operatório não requer grandes sacrifícios e pode ser diferente para cada pessoa, levando em conta a resistência e a regeneração individual. O paciente deverá usar um curativo em formato de capacete por alguns dias após a cirurgia (3 a 5 dias). Após a retirada do curativo, deverá usar faixa de compressão sobre as orelhas continuamente por algumas semanas.

O cirurgião plástico irá prescrever medicações para amenizar os incômodos.

Deve-se evitar exposição solar, banho de mar e piscina por, pelo menos, 30 dias e, no caso do uso de óculos, seguir as recomendações do cirurgião plástico para melhor conduta.

A rotina normal poderá ser retomada gradualmente de acordo com as indicações do cirurgião plástico. É importante ressaltar que os pacientes devem seguir as recomendações do cirurgião plástico sobre a conduta mais adequada para garantir os melhores resultados de sua otoplastia.

CONTRA-INDICAÇÕES PARA A OTOPLASTIA

É importante dizer que toda cirurgia pode ter contra-indicações, levando-se em conta muitos fatores sobre a saúde, rotina e expectativa dos pacientes. A otoplastia ou correção de orelha de abano é contra-indicada para pacientes com doenças crônicas graves e sem controle, para crianças que ainda não estejam psicologicamente preparadas para fazer a cirurgia e para pessoas que possuem expectativas além dos resultados possíveis.

Quando o paciente é menor de idade, o cirurgião deve avaliar se a otoplastia é, de fato, um desejo do paciente e não apenas de seus pais.

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA OTOPLASTIA

Toda cirurgia pode apresentar complicações após a sua realização e não é diferente na cirurgia plástica de correção de orelha de abano ou otoplastia. Para evitá-las, é muito importante seguir as recomendações (à risca) do cirurgião plástico e garantir um resultado satisfatório.

Entre algumas complicações raras, podem surgir hematomas ou seromas, que são caracterizados pelo acúmulo de sangue ou fluidos sob a pele, que precisarão ser removidos. Também podem ocorrer alterações de sensibilidade, cicatrização inestética, infecções, sangramentos e resultados insatisfatórios que podem ser reparados posteriormente.

BENEFÍCIOS

Os benefícios de quem realiza o procedimento de otoplastia ou correção de orelhas de abano são inúmeros. Além de devolver a assimetria e harmonização facial em conjunto com as orelhas, ajuda a elevar a auto-estima, proporciona bem estar e promove saúde física e mental.

Agora que você sabe tudo sobre otoplastia ou cirurgia plástica de correção de orelha de abano, pode agendar uma consulta e esclarecer outras dúvidas, incluindo a combinação de outros procedimentos para ressaltar ainda mais a sua beleza.  

 ATENDIMENTOS

A Clínica Walter Matsumoto possui unidades na Zona Norte e Sul de São Paulo para atender presencialmente e por teleconsultas todas as regiões e municípios da grande São Paulo. Oferece total infraestrutura para atendimento e acompanhamento de pré e pós-operatório, curativos e pequenas cirurgias. Também, conta com estacionamento e horários de agenda espaçados para garantir segurança e distanciamento de contato entre os pacientes durante a quarentena / pandemia do Covid-19.

CONSULTÓRIOS

Unidade Zona Norte em São Paulo
Rua Conselheiro Saraiva, 207, cj. 606 – Santana, CEP: 02037-020 – Zona Norte, SP.
Contatos: 11-2959-3336 / 11-97496-2085 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

Unidade Zona Sul em São Paulo
Rua Pequetita, 111, cj. 514 – Vila Olímpia, CEP: 04552-060 – Zona Sul, SP.
Contatos: 11-3791-7701 / 11-3791-7702 / 11-95395-333 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves – MTB: 48326

 

Ainda tem dúvidas sobre procedimentos ou quer agendar uma Consulta?

Entre em contato conosco por WhatsApp para solicitar um agendamento

Atendimento via Whatsapp

Contato e Localização

Rua Conselheiro Saraiva, 207, Conj. 606
Santana São Paulo SP 02037-020
Google Maps
Waze
Rua Pequetita, 111, Conj 514
Vila Olímpia São Paulo SP 04552-060
Google Maps
Waze