CRM 112.144 - RQE 29.115
Voltar
Revisão de cicatrizes

Revisão de cicatrizes

Cicatrizes inestéticas podem ser melhoradas com a cirurgia plástica de revisão

Homens e mulheres podem realizar correção de cicatriz para elevar a autoestima e melhorar a estética local

 

As cicatrizes fazem parte da história de vida das pessoas, mas algumas delas podem incomodar quem as carrega e não importam se são de longa data, como as adquiridas na infância ou se são recentes de um acidente, por exemplo.

Dependendo da aparência da cicatriz, homens e mulheres de diferentes idades, podem desencadear problemas psicoemocionais e até mesmo vivenciar momentos de constrangimento ao expô-la. Dentre as principais cicatrizes que deixam marcas estão queimaduras, sinais de feridas em diversas regiões (rosto – acne, braços e pernas – cortes) e procedimentos de cirurgias como cesarianas, apendicectomia e outras decorrentes de acidentes. Para cada uma delas há um tratamento ou solução.

Por meio da cirurgia plástica de revisão de cicatrizes ou, também, conhecida como cirurgia corretiva de cicatriz, o cirurgião plástico pode minimizar as sequelas e ajudar o paciente a elevar a sua autoestima.

Para que você possa entender melhor, preparamos uma seleção exclusiva de dicas com detalhes sobre a revisão de cicatriz e quem pode se submeter ao procedimento.

FINALIDADE DA CIRURGIA DE REVISÃO DE CICATRIZ

A cirurgia plástica de revisão de cicatriz visa melhorar a aparência de uma cicatriz já existente, seja ela recente ou antiga. Os resultados podem ser variáveis, pois cada caso é único e há influência de fatores genéticos do paciente.

QUEM PODE FAZER A CIRURGIA DE REVISÃO DE CICATRIZ

A cirurgia plástica de revisão de cicatriz pode ser realizada em crianças, jovens e adultos que apresentem a necessidade de reparação e não possuam doenças crônicas graves não controladas. O cirurgião plástico avaliará cada caso e orientará o paciente sobre o melhor tratamento para minimizar as sequelas de cicatrizes inestéticas.

CONHEÇA O PERFIL DE QUEM PROCURA A CIRURGIA DE REVISÃO DE CICATRIZ

A cirurgia de revisão da cicatriz é procurada por pacientes que apresentam alguma característica inestética na cicatriz. Essas características podem ser: cicatrizes hipertróficas, queloides, cicatrizes alargadas, escuras, atróficas ou com retração.

TIPOS DE CIRURGIAS DE REVISÃO DE CICATRIZ

O cirurgião plástico avalia caso a caso para indicar o melhor procedimento de revisão de cicatriz, que pode ser feita com as seguintes técnicas:

Revisão total da cicatriz

Esta é a forma mais simples de retocar a cicatriz. Toda a cicatriz inestética é removida e uma nova cicatriz é realizada no local. Antes da revisão, todos os possíveis fatores que causaram problemas na cicatrização são analisados e evitados durante a revisão.

Lipoenxertia e Nanofat

O enxerto de gordura e de nanofat pode ser utilizado em cicatrizes deprimidas ou profundas. Os dois tipos de enxerto não apenas preenchem a cicatriz, mas melhoram a qualidade da pele. São também utilizados em cicatrizes dolorosas como a episiotomia.

Zetaplastia e W-Plastia

São técnicas indicadas para cicatrizes com retração (cicatrizes “repuxadas”). A zetaplastia e a w-plastia liberam a retração e alongam a cicatriz.

Subcisão e preenchimento

São utilizadas para cicatrizes pequenas e deprimidas. A subcisão é realizada com uma agulha ou lâmina fina. A substância de preenchimento pode ser gordura da própria paciente ou Ácido Hilaurônico.

Dermoabrasão

É um processo de peeling mecânico para tornar uma cicatriz mais discreta. A indicação da dermoabrasão é restrita e deve ser avaliada pelo cirurgião plástico.

CICATRIZES

Qualquer corte na pele que ultrapassa o plano da derme (segunda camada mais profunda da pele) deixará cicatriz. Uma cicatriz pode ficar discreta com o tempo, mas nunca desaparecerá. O objetivo da cirurgia plástica é deixar a cicatriz fina, plana, clara e uniforme.

PRÉ-OPERATÓRIO

Além da avaliação presencial, o cirurgião plástico solicitará alguns exames laboratoriais para certificar-se das condições gerais de saúde da paciente, indicará a suspensão de fumo (cigarros e derivados. No caso de medicações de uso contínuo, poderá ajustá-las e, ainda, recomendar a suspensão de medicações que aumentem o sangramento durante a cirurgia.

PÓS-OPERATÓRIO

O pós-operatório não requer grandes sacrifícios e pode ser diferente para cada paciente, levando em conta a resistência e regeneração de cada um. Em geral, a paciente sentirá desconforto leve e poderá apresentar inchaço e equimose (mancha arroxeada temporária). Precisará de atenção aos curativos, ao uso de géis ou fitas para otimizar a cicatrização. O cirurgião plástico indicará a melhor conduta a seguir, assim como os cuidados de higiene.

CONTRA INDICAÇÕES PARA REVISÃO DE CICATRIZ

É importante dizer que toda cirurgia pode ter contra-indicações, levando-se em conta muitos fatores sobre a saúde, rotina e expectativa das pacientes. A revisão de cicatriz costuma ser um procedimento de pequeno porte e deverá ser evitada apenas em pacientes com doenças crônicas graves e não controladas.

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA REVISÃO DE CICATRIZ

Toda cirurgia pode apresentar complicações após a sua realização e não é diferente na cirurgia plástica de revisão de cicatriz, embora isso seja raro. Após a cirurgia, o paciente pode apresentar alteração passageira de sensibilidade, hematoma, seroma ou recidiva de queloide, que podem ser reparados posteriormente.

BENEFÍCIOS

A cirurgia de revisão de cicatriz devolve ao paciente a autoestima e possibilidade de melhora funcional e estética local. Os resultados são individuais pela influência de fatores genéticos.

Agora que você sabe tudo sobre revisão de cicatriz, pode agendar uma consulta e esclarecer outras dúvidas.

ATENDIMENTOS

A Clínica Walter Matsumoto possui unidades na Zona Norte e Sul de São Paulo para atender presencialmente e por teleconsultas todas as regiões e municípios da grande São Paulo. Oferece total infraestrutura para atendimento e acompanhamento de pré e pós-operatório, curativos e pequenas cirurgias. Também, conta com estacionamento e horários de agenda espaçados para garantir segurança e distanciamento de contato entre os pacientes durante a quarentena / pandemia do Covid-19.

CONSULTÓRIOS

Unidade Zona Norte em São Paulo
Rua Conselheiro Saraiva, 207, cj. 606 – Santana, CEP: 02037-020 – Zona Norte, SP.
Contatos: 11-2959-3336 / 11-97496-2085 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

Unidade Zona Sul em São Paulo
Rua Pequetita, 111, cj. 514 – Vila Olímpia, CEP: 04552-060 – Zona Sul, SP.
Contatos: 11-3791-7701 / 11-3791-7702 / 11-95395-333 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves – MTB: 48326

Ainda tem dúvidas sobre procedimentos ou quer agendar uma Consulta?

Entre em contato conosco por WhatsApp para solicitar um agendamento

Atendimento via Whatsapp

Contato e Localização

Rua Conselheiro Saraiva, 207, Conj. 606
Santana São Paulo SP 02037-020
Google Maps
Waze
Rua Pequetita, 111, Conj 514
Vila Olímpia São Paulo SP 04552-060
Google Maps
Waze