CRM 112.144 - RQE 29.115
Voltar
Rinoplastia

Rinoplastia

Rinoplastia é a cirurgia plástica que ajuda a modelar o nariz

 A cirurgia corretiva do nariz é uma das mais realizadas no Brasil e no mundo para melhorar a aparência e harmonização facial

 

Caído, torto, longo ou aberto demais são algumas características do nariz, que por sua anatomia pode ser favorável ou não para a beleza de homens e mulheres. Além disso, existem problemas estruturais que podem comprometer a qualidade de vida e saúde de crianças, jovens e adultos.

O nariz é sim um órgão muito importante e, sobretudo, visível, tornando-se impossível esconder suas deformidades ou aparência diferente. É responsável pelo desencadear de depressões e problemas de auto-imagem quando não está dentro dos padrões adequados para harmonização facial e, diante deste cenário, a Rinoplastia se torna adequada para devolver beleza, funcionalidade e auto-estima para quem realiza o procedimento.

Para que você possa entender melhor, preparamos uma seleção exclusiva de dicas com detalhes sobre a rinoplastia, que proporciona harmonização facial e melhora a estrutura do nariz, especialmente para pacientes com dificuldade respiratória decorrentes de deformidades

COMO O NARIZ É CONSTITUÍDO

O nariz é constituído por diferentes estruturas, principalmente por osso e cartilagem que são responsáveis pelo tamanho, largura e seu direcionamento (pra cima ou para baixo, para esquerda ou direita).

A porção superior do nariz é sustentada por ossos e cartilagens. Na parte inferior do nariz temos diferentes cartilagens que se estendem até a ponta do nariz.

FINALIDADE DA RINOPLASTIA

Muito além da estética, a rinoplastia ajuda a devolver a qualidade de vida ao paciente que sofre com dificuldade respiratória por inúmeros problemas estruturais e anatômicos de seu nariz. Com a cirurgia plástica facial de rinoplastia, o paciente pode mudar sua aparência, melhorar a autoestima e adequar o perfil do nariz à face.

Entre os procedimentos realizados na cirurgia plástica de rinoplastia, é possível mudar a ponta do nariz, a largura do dorso nasal, o perfil, corrigir narinas grandes e largas, evitar que a ponta nasal caia demais quando se sorri e adequar o tamanho do nariz em relação às demais estruturas da face (harmonização facial).

QUEM PODE FAZER A RINOPLASTIA

A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz pode ser realizada em pessoas que já tiveram o crescimento facial finalizado (a partir de 15 anos), que estejam saudáveis, que buscam melhorar a aparência do rosto ou corrigir algum problema anatômico do nariz. Pode, inclusive, ser realizada com outros procedimentos faciais como bichectomia e blefaroplastia para garantir resultados mais satisfatórios.

CONHEÇA O PERFIL DE QUEM PROCURA A RINOPLASTIA

A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é procurada por homens e mulheres (jovens, adultos e idosos) que desejem melhorar a harmonização facial ou corrigir problemas relacionados a anatomia como, por exemplo, o dorso, a ponta do nariz, o tamanho das narinas, o septo nasal e, também, as deformidades congênitas que provocam dificuldade respiratória e outros desconfortos.

Por se tratar de uma cirurgia plástica facial, em sua grande maioria, com fins estéticos, o paciente descreve ao médico cirurgião plástico quais são suas expectativas e desejos para que o médico possa adequar essas expectativas aos resultados possíveis.

CONHEÇA COMO É FEITA A CIRURGIA DE RINOPLASTIA

Para total segurança dos pacientes que buscam melhorar a sua aparência, a rinoplastia deve ser realizada por um Cirurgião Plástico ou Otorrinolaringologista, que são os médicos com formação adequada para esse procedimento. Dependendo do porte, a cirurgia pode ser realizada em clínicas ou hospitais-dia (pequenas correções) ou em hospitais (rinoplastia e realização de outras cirurgias associadas).

Para a rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz, o cirurgião plástico utiliza anestesia local com sedação ou anestesia geral. Durante o procedimento, o médico poderá reduzir o dorso nasal (giba ou “calombo”), encurtar ou alongar o nariz, subir ou descer a ponta, enfraquecer a musculatura que faz a ponta descer quando sorrimos, corrigir desvios do nariz e do septo, modificar a abertura e a largura das narinas. Em geral, a cirurgia demora cerca de 1 a 2 horas e o paciente poderá ter alta no mesmo dia ou, no caso de cirurgias associadas, até 24 horas após os procedimentos.

CONHEÇA AS DIFERENTES TÉCNICAS DE RINOPLASTIA

A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz pode ser realizada através de duas diferentes técnicas: aberta ou fechada. A opção da técnica é discutida e avaliada entre o cirurgião plástico e os pacientes, dentro de sua expectativa e possibilidade de realidade de resultados.

Na rinoplastia fechada, são realizadas incisões apenas dentro do nariz, evitando cortes externos.

Na rinoplastia aberta o cirurgião plástico realiza incisões dentro do nariz e em sua base (conhecida como columela). Quando comparada à técnica fechada, a rinoplastia aberta permite uma gama muito maior de técnicas e modificações do nariz. Assim, via de regra, quando são necessárias muitas alterações estéticas do nariz, o cirurgião optará pela rinoplastia aberta.

CICATRIZ

As cicatrizes dessa cirurgia são mínimas: todas as cicatrizes podem ser posicionadas dentro do nariz (rinoplastia fechada) ou com uma pequena extensão na columela (rinoplastia aberta).

PRÉ-OPERATÓRIO

Além da avaliação presencial, o cirurgião plástico solicita alguns exames laboratoriais como, por exemplo, tomografia computadorizada, raio-x da face e nasofibroscopia para certificar-se das condições gerais de saúde da paciente, indica a suspensão de fumo (cigarros e derivados) e, também, poderá pedir a realização de exames específicos como cardiológicos, radiografia (raio X), entre outros. No caso de medicações de uso contínuo, poderá ajustá-las e, ainda, recomendar a suspensão de aspirinas, anti-inflamatórios e medicamentos naturais que são propícios ao aumento de sangramento.

PÓS-OPERATÓRIO

O pós-operatório não requer grandes sacrifícios e pode ser diferente entre cada pessoa, levando em conta a resistência e regeneração individual. O paciente deverá ficar em repouso por alguns dias conforme orientações do cirurgião plástico.

A rotina normal poderá ser retomada gradualmente de acordo com as indicações do cirurgião plástico. Durante os primeiros dias, é normal o aparecimento de equimoses (manchas arroxeadas) no nariz e em seu entorno. Dores e incômodos leves, incluindo a região das pálpebras e face, podem surgir, sendo amenizadas com a administração de medicamentos adequados. Após a realização de rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz, é necessário que os pacientes durmam de barriga para cima e com a cabeça levemente erguida.

É importante ressaltar que os pacientes devem seguir as recomendações do cirurgião plástico sobre a melhor conduta de pós-operatório para garantir os melhores resultados de sua rinoplastia.

CIRURGIAS ESTÉTICAS ASSOCIADAS À RINOPLASTIA

A rinoplastia pode ser associada com outros procedimentos para proporcionar melhores resultados aos pacientes. Entre alguns estão a blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras, ritidoplastia (lifting facial) para rejuvenescimento, mentoplastia ou cirurgia do queixo e lipoenxertia (preenchimento com gordura do próprio paciente) para modelar e harmonizar a face.

CONTRA-INDICAÇÕES PARA A RINOPLASTIA

É importante dizer que toda cirurgia pode ter contra-indicações, levando-se em conta muitos fatores sobre a saúde, rotina e expectativa das pacientes. A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz também deve ser evitada em pacientes com expectativas que ultrapassam os resultados possíveis.

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA RINOPLASTIA

Toda cirurgia pode apresentar complicações após a sua realização e não é diferente na rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz. Para evitá-las, é muito importante seguir as recomendações (à risca) do cirurgião plástico para garantir um resultado satisfatório.

Embora raros, podem surgir hematomas ou seromas, que são caracterizados pelo acúmulo de sangue ou fluidos sob a pele, que precisarão ser removidos, assim como alteração na derme que inclui mudança de coloração. Eventualmente, também podem ocorrer alterações de sensibilidade, cicatrização inestéticas, infecções, sangramentos, resultados insatisfatórios que podem ser reparados posteriormente.

BENEFÍCIOS

Os benefícios para quem realiza o procedimento de rinoplastia são inúmeros. Além de devolver a assimetria facial, ajuda a elevar a autoestima, promove saúde física e mental, proporciona bem estar, jovialidade, liberdade para a realização de determinados movimentos que antes não eram possíveis seja pela anatomia ou deformidades que promoviam dificuldade respiratória.

Agora que você sabe tudo sobre rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz, pode agendar uma consulta e esclarecer outras dúvidas, incluindo a combinação de procedimentos para ressaltar ainda mais a sua beleza.  

ATENDIMENTOS

A Clínica Walter Matsumoto possui unidades na Zona Norte e Sul de São Paulo para atender presencialmente e por teleconsultas todas as regiões e municípios da grande São Paulo. Oferece total infraestrutura para atendimento e acompanhamento de pré e pós-operatório, curativos e pequenas cirurgias. Também, conta com estacionamento e horários de agenda espaçados para garantir segurança e distanciamento de contato entre os pacientes durante a quarentena / pandemia do Covid-19.

CONSULTÓRIOS

Unidade Zona Norte em São Paulo
Rua Conselheiro Saraiva, 207, cj. 606 – Santana, CEP: 02037-020 – Zona Norte, SP.
Contatos: 11-2959-3336 / 11-97496-2085 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

Unidade Zona Sul em São Paulo
Rua Pequetita, 111, cj. 514 – Vila Olímpia, CEP: 04552-060 – Zona Sul, SP.
Contatos: 11-3791-7701 / 11-3791-7702 / 11-95395-333 (WhatsApp comercial).
Com acesso controlado, possui estacionamento pertencente ao prédio comercial.

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves – MTB: 48326

 

 

Ainda tem dúvidas sobre procedimentos ou quer agendar uma Consulta?

Entre em contato conosco por WhatsApp para solicitar um agendamento

Atendimento via Whatsapp

Contato e Localização

Rua Conselheiro Saraiva, 207, Conj. 606
Santana São Paulo SP 02037-020
Google Maps
Waze
Rua Pequetita, 111, Conj 514
Vila Olímpia São Paulo SP 04552-060
Google Maps
Waze